sexta-feira, 25 de junho de 2010

EVIDÊNCIAS DA AULA PRÁTICA

REFLEXÃO DA AULA PRÁTICA DE CIÊNCIAS.
GILDA MARIA SANTANA SILVA

Tema: Meio Ambiente e os seres vivos: fungos e bactérias.
Durante 15 dias, o tema foi trabalhado seguindo o conteúdo do livro didático,A Escola é Nossa,como aula expositiva para que os alunos inteirassem do assunto.
Depois começamos a trabalhar com aula prática colocando pães em vasilhas tampadas para que fossem surgindo os fungos e a partir daí,os alunos irem observando e preenchendo uma tabela de observação diária. Registramos em loco,na própria escola,os variados tipos de fungos ali encontrados.
Em outra etapa,foram feitos os slides,apresentados aos alunos e discutidos,fazendo a comparação dos fungos encontrados na escola,dos que tínhamos montado em sala e relatos de convivência dos alunos,que a partir do trabalho,perceberam que já tinham conhecimento do tema abordado e faziam suas próprias colocações.
Para encerrar o planejamento,fizemos a exposição de ciências,mostrando os variados tipos de fungos e bactérias,reunimos todas as turmas do turno e expomos o assunto fazendo a interação do conteúdo às outras séries.
O material da exposição foi trazido pelos alunos e estes explicavam aos visitantes as descobertas sobre fungos e bactérias.Slides de todo o processo foram mostrados aos visitantes.
Foi dignificante essa prática,pois a construção do conhecimento expandiu desde os 5º anos que eram autores do projeto até as outras séries.

Nenhum comentário:

Postar um comentário